Slide 1
Slide 2
Slide 3

Novembro Azul

Prevenção do Câncer de Próstata

Usando um bigode e a cor azul como símbolos, a Campanha Novembro Azul quebra todos os preconceitos masculinos contra o exame de toque. O objetivo é alerta-los sobre a importância da prevenção, conscientiza-los a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças comuns em homens. São poucos os que realmente realizam os check-ups na saúde anualmente. Cerca de 51% dos homens nunca consultaram um urologista, o especialista no sistema urinário e reprodutor masculino.

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais incidente em homens. É o sexto tipo de câncer mais frequente, e o segundo mais mortal entre os homens em todo o mundo. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema.

A maioria dos casos ocorre após os 65 anos, por isso os exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos. O crescimento do tumor é muito lento leva cerca de 15 anos para atingir 1cm³. Na fase inicial o câncer de próstata não causa sintomas, 95% dos casos de câncer de próstata já estão em um estágio muito avançado quando seus primeiros sinais aparecem, por isso, a importância do exame. O exame leva 2 minutos e é indolor. Em 2017 o HCRV realizou a Campanha entre 30 de outubro e 08 de dezembro. Mais de dois mil homens realizaram o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que pode ser avaliado através de um exame de sangue simples, 98 pacientes tiveram alterações nos exames, nestes pacientes foram realizados exames de toque. Já em 2018 a campanha aconteceu de 05 à 30 de novembro, foram feitos 1402 exames neste período, 55 tiveram algum tipo de alteração e precisaram passar pelo exame de toque.

Durante a campanha são feitas ações onde são passadas as informações sobre a doença e prevenção. A Fundação deseja que este número de exames preventivos se multiplique, porque, prevenção é vida.