Slide 1
Slide 2
Slide 3

Outubro Rosa

Prevenção do Câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha mundial, realizada anualmente no mês de outubro. É simbolizada pelo laço cor-de-rosa. Têm o objetivo de conscientizar as mulheres a respeito da prevenção, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde de que sejam feitos o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de desmistificar conceitos em relação à doença. Aumentando assim, as chances de cura e reduzindo a mortalidade

O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. É auto o índice de cura, se descoberto em fase precoce, mas infelizmente grande parte dos diagnósticos acabam sendo tardios. De todos os novos casos de câncer a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Geralmente o tumor se inicia na mama, podendo atingir a axila e até mesmo aparecer em outros órgãos, fato chamado de metástases. A extensão do tumor determina a forma de tratamento. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A campanha Outubro Rosa estimula as medidas de autocuidado da mama como:

- a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas;
- é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos;

O público alvo na campanha “Outubro Rosa” na Fundação Cristã Angélica são mulheres de igual ou superior a 40 anos. Em 2017 a campanha foi realizada de 28 de agosto a 28 de outubro, neste período foram realizados 2300 exames e destes 164 tiveram algum tipo alterações. Já no ano de 2018, a campanha Outubro Rosa foi realizada no período de 03 de setembro à 28 de novembro, o dia “D” aconteceu no dia 01 de dezembro com a entrega dos 2177 (dois mil cento e setenta e sete) exames feitos durante a campanha, 139 (cento e trinta e nove) alterações foram registrada. Muitas mulheres descobriram a doença através da campanha Outubro Rosa, várias ainda no início e assim tiveram a oportunidade de fazer o tratamento antes que a doença evoluísse. A prevenção é o melhor remédio.