Março Lilás

Prevenção do Câncer do colo do Útero

A Fundação Cristã Angélica, o mês de março é dedicado à Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero. A campanha Março Lilás visa propiciar acesso à prevenção citológica em colo uterino, levar informação e estimular a população feminina para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo de útero, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. Sua maior incidência se dá em mulheres entre 45 e 49 anos de idade. Estima-se que pode haver uma redução de até 80% na mortalidade se forem feitas as medidas de prevenção primarias, que são o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras. As medidas de prevenções são simples. Toda mulher com vida sexual ativa deve fazer o exame preventivo, também chamado de Papanicolau, todos os anos. É através desse exame que inflamações e alterações iniciais podem ser descobertas e tratadas logo, antes de evoluírem para uma doença agressiva e que pode levar a morte.


No ano de 2017 a campanha foi realizada no HCRV no período de 06 de fevereiro a 07 de abril, foram feitos 1800 (um mil e oitocentos) exames, deles 194 tiveram alterações, posteriormente estes pacientes deram sequência nos exames complementares para concluir o diagnóstico. Já em 2018 foram realizados 1515 (um mil quinhentos e quinze), a campanha foi realizada de 19 de fevereiro a 06 de abril.